domingo, 27 de julho de 2014

Saiba o que causa o surgimento das “bolinhas” nos tecidos

Tecido de malha com pilling (borbotos)
É comum o surgimento de pequenas bolinhas na superfície de alguns tecidos, o que acaba deixando a peça com aspecto de velha prematuramente. Na realidade, essas bolinhas são conhecidas como pilling ou borbotos e são causadas por diversos fatores. São eles:

O tamanho das fibras - As fibras naturais como o algodão, por exemplo, possuem um comprimento muito variado. Quanto maior a fibra, maior será a qualidade do fio e, consecutivamente, do artigo final. A peça, por sua vez, terá menor probabilidade de formar pilling. Em fiações de algodão existe uma máquina chamada penteadeira, que separa as fibras curtas das longas. Assim, somente as fibras longas serão aproveitadas produzindo um tecido de alta qualidade conhecido comercialmente como algodão penteado.

O tipo do tecido - Quando se trata de tecidos de algodão ou lã puros, o pilling não chega a ser um incômodo. Mas em fibras sintéticas, é mais persistente, razão pela qual tornou-se um problema. A tendência de pilling em tecidos naturais é geralmente inferior, e mesmo quando se formam, tendem a cair espontaneamente, ao contrário de tecidos sintéticos. Isto se deve porque as fibras ancoradas fora do tecido são muito fortes e, consequentemente, não caem por conta própria. Só podem ser removidas manualmente, através de uma trabalhosa raspagem. Enquanto há uma menor tendência em tecidos naturais como linho, algodão e lã há uma menor em tecidos sintéticos, como poliéster e poliamida.

Tecido de algodão ampliado 100X. Fonte: reliabilityanalysislab.com
A construção do tecido - Tecidos compactos como a sarja são menos propensos a formação de pilling, que os tecidos soltos como a malha. Quando as estruturas do tecido são fortemente ligadas, há uma menor tendência de ocorrer de fibras soltas. Tecidos compactos não têm espaços entre suas fibras, por isso, se há que ser qualquer fibra solta, ela não vão ter caminho para migrar para a superfície. Motivo pelo qual é difícil observar pilling em jeans, enquanto que em tecidos soltos, como xales e blusas, há uma considerável ocorrência.

Grau de torção dos fios – Uma maneira fácil encontrada pela indústria para reduzir a formação de pilling é o aumento da torção dos fios utilizados na estrutura do tecido. Isso faz com que as fibras fiquem mais firmes e não desprendam-se. Infelizmente, essa técnica reduz drasticamente a maciez e a flexibilidade do material.


Lavagem inadequada - Técnicas de lavagem impróprias incluem: lavar as roupas de fora para dentro, em vez de dentro para fora; esquecer o uso de amaciante; máquina de lavar muito cheia e por um tempo desnecessariamente longo. 

O uso de tecidos de qualidade é a melhor forma de se evitar este problema. Uma boa observação do material que você está comprando pode pesar no bolso no presente, mas gerar uma grande economia futura.

Um comentário: